Notícias    |    Anuncie    |    Assine Gazeta   |    Contato
2010-02-08 - 15:46:42
O que muda com menos álcool na gasolina
Adriano Salotti e um funcionário examinam um motor: falhas ocorrem mais pela qualidade do combustíve

Desde a última segunda-feira, dia 1º de fevereiro, a mistura de álcool (etanol) na gasolina foi reduzida de 25% para 20% em todo o país. Em São José do Rio Pardo a alteração não resultou, num primeiro momento, em quaisquer problemas nos veículos com injeção eletrônica, mas nos carros mais antigos, com motorização a carburador, já se nota certo aumento de freqüência nas oficinas mecânicas para os ajustes necessários.

Indagado sobre o assunto, o mecânico Adriano Salotti, da Auto Mecânica Salotti, na Vila Formosa, assegurou que os carros mais novos, que possuem uma central de gerenciamento do motor, não costumam apresentar qualquer alteração no rendimento. O motivo, segundo explicou, é que a sonda lambda (sensor de oxigênio) corrige as mudanças mediante o envio de sinal eletrônico à injeção eletrônica do veículo, controlando assim a quantidade de combustível que é enviada ao motor.

Salotti acredita, no entanto, que os veículos carburados com motorização a gasolina podem sentir a redução da mistura. “Os carros carburados poderão carbonizar mais as velas a partir desta redução do álcool”, previu.

Curiosamente, porém, no dia (4) em que o jornal o procurou para tecer algum comentário, um automóvel com injeção eletrônica é que havia apresentado alteração no funcionamento do motor, o qual estaria consumindo mais combustível depois da mudança.
“Recomendei ao dono do carro que andasse um pouco mais e o observasse melhor, para ver se o problema persistia. Caso isso ocorresse, que ele voltasse aqui”, explicou o mecânico, dizendo que chegou a colocar o aparelho eletrônico de diagnóstico para averiguar o funcionamento do motor e nada de anormal foi constatado.

Salotti comenta que eventuais falhas em veículos com injeção eletrônica são decorrentes, na maioria das vezes, de gasolina ruim ou álcool misturado. “Em situação normal, a redução do álcool na gasolina tende a tornar os motores mais econômicos, já que a gasolina consome menos que o álcool. Se estiver acontecendo o contrário, o problema pode estar na qualidade do combustível e, neste caso, o conselho que damos ao proprietário do carro é que mude de posto”, concluiu.

 




















Gazeta do Rio Pardo - Fundada em 03/01/1909 | ANO 101